Dreadlocks

O termo “Dreadlocks” vem de um movimento de guerreiros que juraram não cortar seu cabelo até que Haile Selassie, o imperador da Etiópia nesses tempos, fosse libertado do exílio após conduzir a resistência contra a invasão italiana.
O cabelo desses guerreiros se enredou e começou a se fechar com o tempo.
Como os guerreiros com os cabelos emaranhados foram “Temidos” (Dreaded em inglês),o termo “Dreadlocks” se popularizou.
O conceito ou o “estilo” de dreadlocks não surgiram como uma moda, ou como um simples penteado. Para além disso, surgiu com um significado evidente, e muitas vezes, carrega até hoje um significado implícito. Um significado de luta constante.
“O conhecimento me tornou inadequado para escravidão”.
Frederick Douglas Abolicionista.
Só seremos livres, quando entendermos que a liberdade não vem das mãos dos opressores, mas ela é fruto da unidade dos oprimidos; neste sentindo precisamos ser capazes de dialogar, nos entender e compreender que não existe nada mais importante que “nossas vidas”, para sermos respeitados temos que “convergir” em torna da unidade.
A REVOLUÇÃO não começará pelo opressor; ele tem medo da revolução. Mas ela deve iniciar por nós pretos e pretas de forma inteligente e estratégica.
Neste propósito nós do MDA acreditamos que é possível um mundo melhor para nós e nossos filhos e filhas, este é nosso maior objetivo, não buscamos o protagonismo, pelo contrário estamos aqui falando de “povo preto”, pois o protagonista é povo preto.
MDA Movimento DNA Africano.