Mbya-Guarani

⚠ URGENTE 

Retomada Mbya-Guarani da Ponta do Arado precisa de apoio!

Já se passaram dois meses desde que a Arado Empreendimentos (Fazenda do Arado) mantém a comunidade Mbya Guarani como refém, isolados por uma cerca ilegítima e ilegal, vigiada por seguranças armados e sob ameaças constantes de morte. 
Na madrugada de 11 de janeiro sofreram a primeira tentativa de homicídio, quando homens mascarados atiraram em direção as barracas e ameaçaram voltar para matar à todos, inclusive as crianças. Submetidos à prisão física e psicológica, entre a cerca e a lagoa, os Mbyas sobrevivem ao terror cotidiano.
Mesmo com investigação da Polícia Federal e inúmeros boletins de ocorrência, nada foi feito para garantir a segurança dos Guaranis. Um segundo ataque aconteceu na madrugada do dia 25 de janeiro, quando novamente houveram tiros de armas de fogo, uma nova tentativa de causar pânico nas famílias que ali vivem há oito meses.

Por conta das ameaças constantes, apoiadores da Retomada Mbya Guarani das terras do Arado Velho organizaram vigílias noturnas, dificultando a ocorrência de novos ataques. Privilegiando os interesses da propriedade privada e de grandes empresários, colocando o empreendimento acima do direito à vida, o juiz de primeira instância Osmar de Aguiar Pacheco concedeu uma liminar proibindo qualquer pessoa de prestar apoio aos guaranis, e se quer levar alimentos, água e outros recursos essenciais à vida, sob pena de multa de 5 mil reais. Ou seja, além de isolados e mantidos em cárcere privado, pois qualquer barco é proibido de chegar a praia, os guaranis estão sendo submetidos à um tratamento desumano, e obrigando os que ainda resistem a morrer de fome.
A comunidade do Belém Novo vive sob tensão. Moradores, pescadores da região e qualquer pessoa que presta apoio aos mbya está sujeito à sofrer denúncias falsas e até ameaças de morte.
Há uma necessidade urgente de uma vigília constante, principalmente à noite quando acontecem os ataques na retomada. Hoje, segunda-feira(25 de fevereiro), dando início à nova vigília, estaremos realizando uma roda de conversa para compartilhar a situação e somar esforços junto aos Mbya pela resistência. Não há organizadores, somos todos auto-convocados nessa luta. A vigília será na Prainha de Copacabana! Traga sua barraca, comida para compartilhar e iniciativa, a conversa é aberta para todos que lutam pela preservação das terras do Arado Velho e da Retomada Guarani de um território ancestral que é seu por direito!

Fonte: Retomada Mbya Guarani.