Sumiu Santiago Maldonado

Procuram intensamente por Santiago Maldonado desaparecido na repressão contra o Lof Cushamen na província de Chubut na Argentina. Está sendo realizado uma intensa busca por Santiago Maldonado de 28 años, que ta desaparecido desde de a repressão de segunda-feira onde o viram pela última vez sendo baleado pela Gendarmería (polícia militar argentina).

Na segunda-feira, 1°de agosto, levou-se adiante um operativo a cargo da Gendarmería Nacional no território da comunidade Lof em Resistência Cushamen, em Chubut, com um desdobramento repressivo inusitado onde mais de 100 agentes fortemente armados dispararam balas contra os membros da comunidade, bateram em crianças e mulheres, além de destroçar, queimar os seus pertences e suas rukas (casa indígena). As organizações que vem se solidarizando com a luta da comunidade denunciaram que o chefe de Gabinete do Ministério de Segurança da Nação, Pablo Nocetti, viajou de Buenos Aires a fim de encabeçar esse operativo.


Santiago Maldonado, se encontrava no acampe em solidariedade com a luta da comunidade onde passou a noite e se encontrava presente no momento da repressão. Em um comunicado de imprensa asseguraram que “vários dos integrantes da comunidade o viram correr no momento em que os gendarmes começaram a disparar. Logo, escutaram a voz de um gendarme referindo-se a uma pessoa que estava detida e puderam observar que davam golpes num jovem”. E denunciaram que uma camionete da Gendarmería saiu rumo a Esquel.
A denúncia sobre a desaparição é de desde esse momento já que se perdeu o rastro de seu paradeiro logo depois da repressão. Santiago se encontrava vivendo na cidade de El Bolsón. A comunidade fez um intenso rastreamento no território investigando diferentes dependências policiais e da gendarmería, sem obter nenhuma informação sobre sua pessoa. Assim mesmo apresentaram diversos habeas corpus a seu favor. Sua mãe e familiares também estão procurando desesperadamente.

SOLICITAMOS MÁXIMA DIFUSÃO E SOLIDARIDADE

Participaram deste operativo:
Esquadrão de Gendarmeria N°34 de Bariloche
(294) 442-2711 / 443-4927

Esquadrão de Gendarmeria N°35 de El Bolson
(02944) 492-290

Esquadrão de Gendarmeria N°36 de Esquel
(02945) 45-0527

Esquadrão de Ramos Mejia

Esquadrão de Rawson

Fazemos responsáveis a BENETTON (multinacional assassina), MAURICIO MACRI (presindente do estado Argentino), PATRICIA BULLRICH, PABLO NOCETI, EUGENIO BURZACO, GOBERNADORES, MINISTROS E TODOS OS QUE SEGUEM SUAS ORDENS COMO AUTORES E COPARTICIPES DO QUE ESTA SUCEDENDO COM ESTA PESSOA.

Lá e aqui

Lá e aqui é o mesmo lugar
Nossos ideais se encontram mais ou menos
No mesmo lugar
Se matam e sequestram lá
Choramos e atacamos daqui
Se não, qual sentido estar aqui?

Pola Lotta ago./2017

mais informações e atualizações: https://www.facebook.com/ApoyoMap/