Sete contos, diferentes pontos de vista.
Narradores que nos conduzem por seus caminhos através de desvios, curvas e pontes, pra brincar de inventar corpo e gênero.
Aviso de gatilho
Violência doméstica / Assédio / Transfobia
Esse livro é uma pequena presença pra questionar as ausências de personagens trans na maioria dos outros materiais publicados que passaram por minhas mãos. Encontrar literaturas que se identifiquem com minhas vivências é uma maneira de me sentir presente no mundo e de vislumbrar realidades possíveis para nossa existência.
Quem sabe, um pouquinho pelo menos, esse encontro faça sentido pra você também.
Para adquirir o livro físico entre em contato com a Casa Caliça no instagram ou pelo email daqui, para baixar grátis ou ouvir um belo ser humaninho lendo só pra ti, clique aqui.
Um termômetro vivo da civilização é um dos mais novos lançamentos da Editora Dialética.
O Distrito Federal é o lar de incríveis escritoras e escritores, porém desta foi a vez de Vanessa de Jesus Queiroz.
O LIVRO E SEU CONTEXTO
Lançado pela Editora Dialética o livro de Vanessa de Jesus Queiroz “Um termômetro vivo da civilização: higiene pública e cólera-morbo na Gazeta Medica da Bahia (1866-1870)” Vanessa Queiroz apresenta a Gazeta Medica da Bahia ao (à) leitor (a), ora dialogando, ora destacando pontos deixados no escuro pela historiografia tradicional.
Ademais, a autora perscruta a higiene a higiene pública como mote da publicação. Analisa as constantes aparições da cólera-morbo na folha médica baiana em sua primeira fase.
A estrutura contribui para o entendimento de que a medicina, os médicos e a saúde nunca são uma coisa só, nem existem de forma isolada.
A imprensa médica como conceito histórico e lugar de alteridade, conforme apresentada pela historiadora, ratifica a assertiva.
SOBRE A AUTORA
Vanessa de Jesus Queirz é licenciada e bacharela em História pela Universidade de Brasília (2015), Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Universitário de Brasília (2020), Mestra em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (2018).
Com atuação na linha de História Social, sua temática de trabalho refere-se a sentidos sociopolíticos da medicina no Brasil da segunda metade do século XIX.
Mais especificamente concentra-se na investigação de debates médicos, com foco na chamada imprensa médica.
Atualmente, num doutorado em andamento (PPGHIS-UnB), investiga profissão médica brasileira na Guerra do Paraguai e significados de notícias sobre o conflito publicadas em dois importantes jornais especializados do Império- A Gazeta Medica da Bahia e os Annaes Brasilienses de Medicina-, e noutros escritos sobre o mesmo assunto produzidos por médicos dentro e fora do campo de batalha.
Para ajudar na divulgação do livro a escritora e mestra Vanessa fez um vídeo que você pode assistir abaixo: