Mauricio Norambuena

Mauricio Hernández Norambuena, também conhecido como Comandante Ramiro, Rolando, José Miguel, Pepe, o vovô ou Tata tem sido um dos mais significativos Comandantes da Frente Patriótica Manuel Rodríguez.

Mauricio nasceu em 23 de abril de 1958 em Valparaíso. Em 1976, Maurício se junta à Juventude Comunista, durante a ditadura. Em 1981 vai para estudar Direito e Pedagogia em Educação Física na Universidade Arcis, mas em 1983 ele se juntou ao projeto Frente Patriótica Manuel Rodriguez, participando de sua fundação.

Entre as muitas ações que participou, de acordo com vários meios de comunicação, deve incluir: o ataque ao ditador Augusto Pinochet Ugarte (Setembro de 1986); o assassinato do ex-diretor de comunicações de Carabineros/Polícia (Dicomcar)  Coronel Luis Fontaine; o assalto para capturar los Queñes (1988) e do assassinato do ex-agente de segurança Roberto Fuentes Morrison, conhecido como Wally, conhecido torturador de homens e mulheres durante a ditadura.

Preso em 1993 no Chile é condenado a duas prisões perpétuas pela responsabilidade intelectual das ações da FPMR do início dos anos 90.

Os 30 de dezembro de 1996 às 15:45 horas, através de uma operação que envolveu o uso de um helicóptero, a FPMR resgatou Maurício junto com outros três membros da organização da prisão de segurança máxima, em Santiago. A fuga de Maurício e outros Rodriguistas fez o mundo todo comentar a fuga “cinematográfica”.

Em fevereiro de 2002, Maurício foi preso em São Paulo (Brasil) e é condenado pelo sequestro do publicitário Washington Olivetto a 30 anos de prisão.

Há mais de treze anos, o governo brasileiro tortura Maurício com regime prisional desumano conhecido como Regime Disciplinar Diferenciado – RDD.

A campanha internacional está apostando que o governo brasileiro não vai seguir torturando ou um outro País ofereça asilo político a alguém que deu sua vida para os outros.

brasil-tortura-mauricio-hernandez-norambuena

 

¡ Escreva agora a Mauricio Hernández Norambuena !

Aniversário: 23 de Abril 1958

fonte: Cruz Negra Anarquista – Rio de Janeiro

mais informações:

Maurício Hernandez Norambuena, preso subversivo, a 13 anos nas masmorras brasileiras, e a 8 anos no regime RDD, o infame regime brasileiro, similar ao FIES espanhol, a “cárcere dentro da cárcere”. Entre na página abaixo para mais informações sobre o caso e sobre seu histórico de luta. Uma forma massa de solidarizar é enviando cartas; segue o endereço:

Mauricio Hernández Norambuena
Penitenciária Federal de Porto Velho/RO
Av. Presidente Dutra, 2701, Caixa Postal 521
Porto Velho – Rondônia, CEP 76801-974
BRASIL

ou

para o correio electrónico: hernandezmauricio802@gmail.com

Visite o site!

https://libertadamauricio.wordpress.com/