Chacina da Baixada

???? Na véspera em que se completa 15 anos da Chacina da Baixada Fluminense, a Quiprocó Filmes disponibiliza em seu canal do youtube o acesso ao documentário Nossos Mortos Têm Voz. ???? O filme poderá ser acessado livremente entre às 18h do dia 30/03 e ao longo do dia 31 de março.

 

Não esqueceremos! ????????

 

Na noite do dia 31 de março de 2005, policiais insatisfeitos com a troca de comando do 15º BPM de Duque de Caxias, percorreram as ruas das cidades de Queimados e Nova Iguaçu atirando à esmo, resultando no assassinato de 29 pessoas. O episódio ficou conhecido mundialmente como Chacina da Baixada e anualmente o movimento de mães e familiares vítimas da violência do Estado na Baixada Fluminense realiza uma caminhada em memória das vítimas, o que não acontecerá em 2020 devido a pandemia do covid-19.

 

A liberação de acesso ao filme é a forma que encontramos de homenagear as vítimas da chacina e reforçar a importância da luta das mães e familiares vítimas da violência do Estado na Baixada Fluminense.

 

Aos nossos mortos nenhum minuto de silêncio, mas toda uma vida de luta.

 

SINOPSE: A narrativa do documentário é construída a partir do depoimento e do protagonismo das mães e familiares vítimas da violência de Estado da Baixada Fluminense. Tendo como ponto de partida esses casos, mas não se limitando à violência praticada, o documentário aborda as histórias atravessadas por essas perdas. Pretende-se resgatar a memória dessas vidas interrompidas trazendo uma visão crítica sobre a atuação do Estado através das polícias na Baixada Fluminense, sobretudo no que diz respeito à violência contra jovens negros.